Páginas

4 de junho de 2015

REVISÃO DOMÍNIOS BACTERIA E ARCHAEA

Olá,
Enquanto as aulas não voltam, vou postar um roteiro de estudo do Reino Monera. Na maioria das salas consegui terminar, faltou apenas o texto 2. Portanto, este conteúdo já está confirmado para a prova. Evidentemente que farei uma brevíssima revisão em sala, assim é bom ter este roteiro em mãos para acompanhar.
Posteriormente postarei um roteiro do próximo conteúdo para organizar a continuação dos estudos.
Até mais

REVISÃO: DOMÍNIOS BACTERIA E ARCHAEA – REINO MONERA
OS PROCARIONTES

Principais itens a serem estudados:

1. Cladograma e os conceitos de grupos monofiléticos, grupos parafiléticos, grupos polifiléticos e apomorfia.
2. Cladograma dos três domínios
3. Estrutura da célula procariótica e seus componentes: membrana celular, flagelo, ribossomo, material genético (DNA único, circular, não associado a proteínas), plasmídeos, parede celular.
A parede celular em bactérias é de peptideoglicano e em arqueas nunca é de peptideoglicano. As bactérias podem ser divididas em gram-positivas e gram-negativas (em relação a quantidade e disposição do peptideoglicano)
4. Cápsula: algumas bactérias possuem além da parede celular um envoltório externo denominado cápsula. Algumas vezes a cápsula envolve toda a colônia.
5. Relação do tipo de parede celular e cápsula com resistência a antibióticos
6. Formas bacterianas: bacilo, cocos, estreptococos, estafilococos, vibrião, espirilo.
7. Reprodução: assexuada por divisão binária
8. Formação de endósporos em condições ambientais adversas, por exemplo, falta de alimento, temperaturas não adequadas etc. Lembrem-se que estes endósporos são resistentes a muitos dos métodos de esterilização, como aumento da temperatura e outras substâncias. Ah, tem relação com a lata estufada que não devemos comprar no mercado. Tem uma charge postada, é uma dica de prova.
9. Recombinação gênica: transdução (I), conjugação (II) e transformação (III). (mais detalhes na página 36 do livro texto)

(tem a questão inteira sobre a figura)

10. Metabolismo energético muito variado: podem realizar fermentação, respiração anaeróbica, respiração aeróbica para produzir o ATP necessário a sobrevivência.
11. Modo de obtenção de compostos orgânicos: podem ser
            Autotróficos: fotossintetizantes (cianobactérias, sulfobactérias) ou quimiossintetizantes (a maioria são arqueas de mar profundo)
            Heterotróficos: decompositores, parasitas em mutualismos com outros organismos.
12. Archaea: conhece-se pouco da filogenia das arqueas, mas todas compartilham a ausência de peptideoglicano na parede celular e possuem lipídeos bem característicos na membrana celular. Geralmente vivem em locais considerados extremos.
Exemplos: halófitas do Mar Morto contém pigmentos de cor rosa, metanogênicas vivem em locais de pouco oxigênio e produzem metano, quimiossintetizantes vivendo nas chaminés negras.
13. Interesses nas bactérias:
a) Industrial: produção de queijos, iogurtes, vinagre, insulina, botox
b) Saúde: parasitas que causam doenças
c) Ecológicas: bactérias decompositoras de matéria orgânica e essenciais no ciclo do nitrogênio (bactérias fixadores de nitrogênio)


Nenhum comentário:

Postar um comentário