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9 de junho de 2015

As aulas voltaram!

Olá,
Além da de assistirem aos vídeos sobre Protista, e a revisão das Bacterias e Archaea, deixo mais um roteiro, uma lista de exercícios e um cladograma (o cladograma dos eucariontes está um pouco diferente do ano passado, assim nem adianta pedir emprestado para o pessoal do terceiro ano). Providenciem para as próximas aulas. Ah, também postarei o texto 3. Temos muito trabalho pela frente.
att
Luciana

DOMÍNIO EUKARYA– REINO PROTISTA
OS EUCARIONTES

Roteiro e Revisão de estudos:

1. Ler o texto 3 e entender a origem da célula eucariótica.
Diversos eventos levaram à evolução das células eucarióticas modernas a partir de um ancestral procarioto. Provavelmente eventos primitivos incluem a perda da parede celular e a invaginação da membrana plasmática. Algumas organelas foram adquiridas por endossimbiose (mitocôndrias e cloroplastos). Diferentemente dos procariontes que possuem formas bastantes simples, com os organismos eucariontes surgiu uma grande variedade de formas (promovido pelo citoesqueleto), a reprodução sexuada (embora a reprodução assexuada continuou em alguns grupos), a morte celular programada, a multicelularidade e a exploração de ambientes terrestres.

2. Estudar o cladograma que mostra os clados (ramos) principais do Domínio Eukarya, isto é, as relações filogenéticas dos organismos formados por células eucarióticas. Este tipo de célula se originou por volta de 2,7 bilhões de anos atrás durante a mudança ambiental de aumento do O2 atmosférico causado por cianobactérias (lembram-se do texto 2?)
Observar que todos os clados numerados estão agrupados no Reino Protista, o que evidencia este se tratar de um reino de conveniência, ou seja, os grupos não possuem um único ancestral em comum (grupos parafiléticos).
Informalmente os protistas são divididos em:
a) Algas: uni ou pluricelular, autotróficas fotossintetizantes, parede celular variada (celulose, ágar, carragenina, sílica, carbonato de cálcio), de vida livre principalmente aquáticas ou em mutualismo (com fungos e animais).
b) Protozoários: unicelulares, heterotróficos (ingerem alimentos ou absorvem nutrientes do meio), sem parede celular, de vida livre (aquáticos ou solo úmido), parasitas ou em mutualismo (por exemplo, com cupins).
A classificação dos organismos considerados protozoários é um assunto que causa muitas controvérsias. Há algumas classificações mais antigas que separam os filos pela presença das estruturas de locomoção (cílios, flagelos, pseudópodes ou sem estrutura específica de locomoção). Entretanto, este é um critério arbitrário que não representa a filogenia (história evolutiva) destes organismos. Como a metodologia de nossas aulas é o entendimento da biodiversidade pela visão Evolutiva, isto é, o entendimento das relações de parentesco entre os organismos, vamos nos ater em entender o cladograma sem a preocupação excessiva em decorar se o clado representa um filo, classe, ordem etc. Evidentemente, também não há necessidade de decorar o cladograma, mas sim conseguir interpretá-lo (o que significa cada nó, cada ramificação, quais grupos estão mais relacionados, o que são grupos irmãos etc)
A preocupação com aprova é constante, infelizmente é uma realidade. Então fica combinado que na prova terá um cladograma para consulta ;)

3. Local de vida: a maioria dos protistas é aquática, vivem em ambientes marinhos, água doce (constituindo o plâncton), nos fluidos corporais de outros organismos, também em solos úmidos e as cascas caídas úmidas de árvores podres.

4. Reprodução nos Protista:
Ocorre tanto a assexuada como a sexuada.
a) Assexuada: fissão binária, fissão múltipla, brotamento, esporulação
b) Sexuada: os ciclos de reprodução sexuados são bastantes diversos e complexos, não será tratado aqui :P

5. Interesses nos Protistas:
a) Saúde: protozoários que causam doenças.
b) Alimentício: algas na alimentação, produtos retirados de algas.
c) Ecológicos: produção de O2 pelas algas planctônicas, maré vermelha, mutualismo com cupins.

d) Outros: fenômeno da bioluminescência.



DOMÍNIO EUKARYA– REINO PROTISTA
OS EUCARIONTES

Itens da pesquisa no livro texto e para completar o cladograma:

1. Identifique quais clados são considerados protozoários e quais são considerados algas.

2. Quais são os critérios utilizados para separar, informalmente, algas de protozoários?

3. Identifique e justifique qual é o grupo irmão:
a) dos vegetais;
b) dos animais.

4. Os fungos são mais relacionados aos animais ou vegetais?

5. Identifique no cladograma, descreva e dê exemplos de:
a) ciliados
b) flagelados
c) rizópodos ou sarcodíneos
d) apicomplexos

6. Descreva brevemente 3 doenças causadas por protozoários

7. Identifique no cladograma, descreva brevemente cada uma as algas abaixo: (critérios – tipo de parede celular, número de células, importância econômica, alimentar, outras que achar interessante)
a) eugleoides
b) dinofíceas (dinófitas ou dinoflagelados)
c) bacilariofíceas (bacilariófitas)
d) clorofíceas (clorófitas)
e) rodofíceas (rodófitas)
f) feofíceas (feófitas)

8. Escreva o que são bioluminescência e maré vermelha.




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