Páginas

7 de novembro de 2011

Roteiro de estudo Sistema Excretor e Temas para apresentação

Nesta postagem está o roteiro de estudo, dicas para a prova e questões para a apresentação (valor=1,0)


Roteiro de estudo Sistema Excretor (Urinário)
Biologia – Prof Luciana
2º A, C, D, E, F, G, H, I

Última prova do ano marcada, segue o roteiro de estudo (aproveitem, tem pouco conteúdo):
Capítulo 1- páginas 20, 21 e 22 (sobre os cinco reinos. Uma síntese do ano todo, para vocês pensarem se valeu a pena)
Capítulo 9 – páginas 267, 268, 269 (características gerais dos 9 filos animais. Uma revisão do reino Animalia); páginas 282, 283, 284 e 285 (sobre os sistemas excretores nos diversos animais)
Capítulo 18 – páginas 521, 522, 523, 524 (específico do sistemas urinário humano)


Dicas:
- Animais amoniotélicos, ureotélicos e uricotélicos: conceito, exemplos e relação com o ambiente em que o animal vive.
- Evolução do sistema excretor: protenefrídeos, metanefrídeos e néfrons
- Estrutura do néfron e função de cada parte do tubo.
- Conceito de homeostasia e estratégias de manutenção da água corporal (osmorregulação).


Temas para a apresentação:
Imagine um indivíduo sedento, perdido numa jangada em alto mar, sem água para beber. Por que morrerá mais depressa ainda se beber água do mar?

O rato canguru é um pequeno mamífero habitante do deserto, que passa toda a vida sem beber água. Alimenta-se de sementes oleosas que contêm certo teor de água capaz de suprir suas necessidades hídricas. Além disso, tem hábitos noturnos, evitando o calor do sol e não possui glândulas sudoríparas. Sua urina é pouquíssima e altamente concentrada em sais. O exame microscópico dos rins desse animal revela alças néfricas comparativamente muito mais longas do que as dos demais mamíferos. Relacione esse achado microscópico com a sobrevivência do rato-canguru na ausência de água para beber.

Justifique a perda menor de água pelas aves e répteis, na eliminação dos excretas nitrogenados, quando comparada com a eliminação de urina dos mamíferos.

Em qual dessas situações a urina de uma pessoa deveria apresentar maior concentração de ureia: quando ela ingere mais carboidratos ou quando ingere mais proteínas? Justifique sua resposta

Os aparelhos de hemodiálise têm uma membrana que permite a difusão de íons e pequenas moléculas entre o sangue do paciente e a solução de diálise; depois de passar pelo aparelho, o sangue filtrado volta ao corpo do paciente. Por que na solução de diálise é necessário manter uma concentração de sais e glicose igual à concentração dessas substâncias no sangue?

Tirem as dúvidas na aula.
Att

Um comentário:

  1. Oi professora,
    Consegui responder as 4 primeiras mas a ultima acho q não esta correta :( eu coloquei:

    ''
    Toda vez que 2 líquidos com concentrações diferentes de uma determinada substância, são separados por uma membrana permeável, a tendência é que elas se equilibrem. Após algum tempo, a concentração da substância fica igual dos 2 lados.''
    E
    ''Alguns eletrólitos do sangue como potássio (K+) e sódio (Na+) são facilmente dialisados. Outros como o fósforo, são substâncias que ficam muito mais dentro das células do que na corrente sanguínea, e por isso, são dialisados menos eficientemente.''


    Foram as únicas coisas que achei :/

    ResponderExcluir