Páginas

3 de dezembro de 2015

ROTEIRO DE ESTUDO PARA A PROVA

Olá, abaixo um pequeno roteiro de prova.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA A PROVA

Este roteiro é apenas um caminho, mas a aprendizagem duradoura depende de empenho, concentração e principalmente QUERER entender. Procurem compreender o que é um animal e quais estratégias ele usa para se manter vivo em seu ambiente, tentem estudar comparando as diversas formas e funções dos 9 grupos de animais dando ênfase aos cordatas.

Capítulo 9 – Introdução ao estudo dos animais: páginas 138, 139, 140 e 141. É uma visão geral dos animais e o estudo das relações filogenéticas (cladograma). Descreve brevemente todos os sistemas.

Capítulo 21 – Sistema Endócrino: páginas 290 e 291. Entender no geral o que é o sistema endócrino e sua função na integração das funções vitais. Da página 191 é apenas para entender a figura com a localização das principais glândulas do corpo humano.

Capítulo 20 – Sistema Nervoso: páginas 282, 283, 284, 285, 286 e 288. Neste capítulo não se percam em detalhes! Atentem-se para as partes do sistema nervoso e suas funções gerais, por exemplo o cerebelo tem relação com o equilíbrio e coordenação motora, o cérebro tem funções cognitivas superiores de emoção, pensamento abstrato, memória etc. Não é necessário saber os tipos de nervos, mas na página 286 é importante o item de funcionamento do sistema nervoso.

Capítulo 17 – Sistema Circulatório: página 263 e 264. Faça uma rápida comparação entre o sistema circulatório e o sistema linfático. Na página 264 entender a figura que mostra as trocas por difusão entre o sangue, células dos tecidos, linfa e líquido intersticial (mostrei uma figura parecida na aula).

Capítulo 18 – Sistema Respiratório: páginas 268, 269 e 270. SOMENTE os textos em destaque nos quadros (empuxo e mamíferos aquáticos, surfactantes nos pulmões e a vida nas alturas)

E, evidentemente, todas as atividades feitas no caderno: páginas 145, 226, 237, 265, 274, 281 e a atividade de cladograma da folha a parte.


Parece muito, então o mais importante é ter uma boa estratégia de estudo. Não deixe para a última hora, um pouco por dia é melhor do que tudo na véspera. Portanto, não despreze 10 ou 15 minutos de estudo, lembre-se que temos preguiça nos 5 primeiros minutos, depois disso a concentração faz com que continuemos a jornada. Há um livro disponível no Google books: Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais do autor Cláudio de Moura Castro. (mais um livro para ler? Professora sem noção!) É apenas uma dica, talvez não para agora, mas vocês ainda têm o terceiro ano e, quem sabe, a universidade. 

Um comentário: