Páginas

8 de setembro de 2011

Terceiro Trimestre

Pois é, nenhuma folga. Já tem mais um trabalho (o primeiro do terceiro trimestre). Levar na próxima aula:


Algumas funções hepáticas
                1O fígado é o órgão mais volumoso do corpo humano e, também, o mais complexo. As células hepáticas que o constituem executam mais funções que todas as outras células do corpo. Ele produz a bile, armazena glicogênio, vitaminas e outras substâncias, sintetiza enzimas e substâncias importantes para a coagulação do sangue, remove substâncias tóxicas da corrente sanguínea, destrói hemácias velhas, tem papel importante na formação de novas hemácias e de certos anticorpos, além de outras funções.
                2O fígado secreta de 250 ml a 1000 ml de bile por dia. A secreção é contínua e vai sendo armazenada e concentrada na vesícula biliar, que se contrai para lançá-la no duodeno, após as refeições. A cor verde amarelada da bile é devida a bilirrubina, pigmento resultante da quebra da hemoglobina do sangue. Essa quebra é realizada não só pelas células do fígado mas também pelo baço e pela medula óssea. O ferro recuperado da hemoglobina é devolvido a corrente sanguínea e utilizado novamente na produção de mais hemoglobina, na medula vermelha dos ossos.
                3O fígado seleciona substâncias que chegam através da veia porta*, provenientes do intestino delgado, podendo liberá-las para sangue, armazená-las para o uso posterior ou retê-las para destruição e eliminação. Muito importante é a estocagem de glicose sob a forma de glicogênio. A proporção de 1g de glicose por litro de sangue deve ser mantida constante e o fígado ajuda a regular esses nível. Após refeições abundantes em carboidratos, ele armazena glicogênio. À medida que ocorre consumo de glicose nos tecidos, o glicogênio vai sendo desdobrado e a glicose liberada para a corrente sanguínea. Se houver excesso de glicose, o fígado converte-a em gordura, que é levada para os tecidos adiposos, localizados em várias regiões do corpo.
                4O fígado reduz a toxidez de restos nitrogenados. O grupo amina (NH2) dos aminoácidos e de outros restos nitrogenados é transformado em amônia (NH3). Não podendo ser acumulada, devido a sua toxidez, ela é transformada em ureia, menos tóxica, que vai ser eliminada pelos rins.
Biologia – Pezzi; Gowdak; Mattos volume 2, Edtora FTD, 2010, pag 280, 281
* uma veia porta é aquela que começa e termina por capilares.

Entendendo o texto:
1. No parágrafo 2 descreve a função do fígado relacionado com o sistema digestório. Qual é essa função?
2. No parágrafo 3 descreve a função do fígado relacionado com a manutenção da glicemia. Explique como o fígado mantém as taxas de glicose sanguínea adequada. Neste mesmo parágrafo há a explicação do porque comer doce em excesso engorda. Como isso ocorre?
3. A função descrita no parágrafo 4 está relacionada com qual sistema? Explique.
4. Qual é o sistema que interliga todas essas funções do fígado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário