Páginas

23 de agosto de 2011

PROVA SISTEMA DIGESTÓRIO

Para facilitar (ou não) segue um roteiro de estudo:
* Sobre o Reino animal (pág 266 até 275): caracterização do animal, os filos na ordem de evolução (pelo menos um exemplo de cada filo), simetria, celoma e importância da cefalização.
* Visão geral comparativa do sistema digestório (pág 279 e um pedacinho da 280): sistema digestório completo e incompleto, observem (comparem, analisem) as diferentes partes do tubo digestório de alguns animais nas figuras.
* Partindo do nosso trato gastrointestinal como estudo do sistema digestório de mamíferos, estudem a anatomia (partes e formas, pág 473 e 474) e a fisiologia (função e digestão de cada parte do trato gastrointestinal, pág 476, 477, 480 e 481)
* Lembrem-se dos diferentes tipos de dentes (relacionado com a dieta diferenciada, pág 459 e 460), do estômago de um ruminante, da diferença do comprimento do intestino de um carnívoro e um herbívoro, da função dos cecos gástricos. (pág 454 e 455)
* Estômago das aves (pág 450)
* Em relação ao sistema digestório dos outros filos aproveitem a atividade (também está postada) para o estudo

O estudo requer organização, vontade de aprender (querer saber mais sobre o mundo além do nosso cotidiano) e esforço, suor, lágrima, dúvidas. Estudar não é fácil, mas compensa. Pode não ter resultado imediato além da nota, entretanto a vida seleciona os mais capacitados.

Um comentário: