Enquanto as aulas não voltam, vou postar um roteiro de estudo do Reino Monera. Na maioria das salas consegui terminar, faltou apenas o texto 2. Portanto, este conteúdo já está confirmado para a prova. Evidentemente que farei uma brevíssima revisão em sala, assim é bom ter este roteiro em mãos para acompanhar.
Posteriormente postarei um roteiro do próximo conteúdo para organizar a continuação dos estudos.
Até mais
REVISÃO:
DOMÍNIOS BACTERIA E ARCHAEA – REINO MONERA
OS
PROCARIONTES
Principais itens a serem
estudados:
1.
Cladograma e os conceitos de grupos monofiléticos, grupos parafiléticos, grupos
polifiléticos e apomorfia.
2.
Cladograma dos três domínios
3.
Estrutura da célula procariótica e seus componentes: membrana celular, flagelo,
ribossomo, material genético (DNA único, circular, não associado a proteínas), plasmídeos,
parede celular.
A
parede celular em bactérias é de peptideoglicano e em arqueas nunca é de
peptideoglicano. As bactérias podem ser divididas em gram-positivas e gram-negativas
(em relação a quantidade e disposição do peptideoglicano)
4.
Cápsula: algumas bactérias possuem além da parede celular um envoltório externo
denominado cápsula. Algumas vezes a cápsula envolve toda a colônia.
5.
Relação do tipo de parede celular e cápsula com resistência a antibióticos
6.
Formas bacterianas: bacilo, cocos, estreptococos, estafilococos, vibrião,
espirilo.
7.
Reprodução: assexuada por divisão binária
8.
Formação de endósporos em condições ambientais adversas, por exemplo, falta de
alimento, temperaturas não adequadas etc. Lembrem-se que estes endósporos são
resistentes a muitos dos métodos de esterilização, como aumento da temperatura
e outras substâncias. Ah, tem relação com a lata estufada que não devemos
comprar no mercado. Tem uma charge postada, é uma dica de prova.
9.
Recombinação gênica: transdução (I), conjugação (II) e transformação (III). (mais
detalhes na página 36 do livro texto)
(tem a questão inteira sobre a figura)
10.
Metabolismo energético muito variado: podem realizar fermentação, respiração
anaeróbica, respiração aeróbica para produzir o ATP necessário a sobrevivência.
11.
Modo de obtenção de compostos orgânicos: podem ser
Autotróficos: fotossintetizantes
(cianobactérias, sulfobactérias) ou quimiossintetizantes (a maioria são arqueas
de mar profundo)
Heterotróficos: decompositores,
parasitas em mutualismos com outros organismos.
12.
Archaea: conhece-se pouco da filogenia das arqueas, mas todas compartilham a
ausência de peptideoglicano na parede celular e possuem lipídeos bem
característicos na membrana celular. Geralmente vivem em locais considerados
extremos.
Exemplos:
halófitas do Mar Morto contém pigmentos de cor rosa, metanogênicas vivem em
locais de pouco oxigênio e produzem metano, quimiossintetizantes vivendo nas
chaminés negras.
13.
Interesses nas bactérias:
a)
Industrial: produção de queijos, iogurtes, vinagre, insulina, botox
b)
Saúde: parasitas que causam doenças
c)
Ecológicas: bactérias decompositoras de matéria orgânica e essenciais no ciclo
do nitrogênio (bactérias fixadores de nitrogênio)
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