Páginas

21 de dezembro de 2015

FELIZ NATAL

Olá,
Conseguimos! Foi um ano árduo, atípico, mas como tudo sempre tem um fim. Desejo um Natal maravilhoso (olha, Papai Noel não existe. Alguém tem tinha de dizer isso algum dia) e que as festas de Ano Novo sejam recheadas de esperanças e olhar no olho (com isso quero dizer para deixar o celular de lado um pouco). Para os que ainda encontrarei em fevereiro de 2016,  aproveitem para descansar e renovar as energias. Para os que não verei mais, um bom caminho pela frente.
Ah, e para não esquecerem com quem as aves compartilham um ancestral, vai um lembrete:


OBS.: lembrem-se que não podemos determinar quem é um ancestral direto, o nó no cladograma é sempre uma espécie hipotética. Assim, aves compartilham um ancestral com os dinossauros terópodes.

3 de dezembro de 2015

ROTEIRO DE ESTUDO PARA A PROVA

Olá, abaixo um pequeno roteiro de prova.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA A PROVA

Este roteiro é apenas um caminho, mas a aprendizagem duradoura depende de empenho, concentração e principalmente QUERER entender. Procurem compreender o que é um animal e quais estratégias ele usa para se manter vivo em seu ambiente, tentem estudar comparando as diversas formas e funções dos 9 grupos de animais dando ênfase aos cordatas.

Capítulo 9 – Introdução ao estudo dos animais: páginas 138, 139, 140 e 141. É uma visão geral dos animais e o estudo das relações filogenéticas (cladograma). Descreve brevemente todos os sistemas.

Capítulo 21 – Sistema Endócrino: páginas 290 e 291. Entender no geral o que é o sistema endócrino e sua função na integração das funções vitais. Da página 191 é apenas para entender a figura com a localização das principais glândulas do corpo humano.

Capítulo 20 – Sistema Nervoso: páginas 282, 283, 284, 285, 286 e 288. Neste capítulo não se percam em detalhes! Atentem-se para as partes do sistema nervoso e suas funções gerais, por exemplo o cerebelo tem relação com o equilíbrio e coordenação motora, o cérebro tem funções cognitivas superiores de emoção, pensamento abstrato, memória etc. Não é necessário saber os tipos de nervos, mas na página 286 é importante o item de funcionamento do sistema nervoso.

Capítulo 17 – Sistema Circulatório: página 263 e 264. Faça uma rápida comparação entre o sistema circulatório e o sistema linfático. Na página 264 entender a figura que mostra as trocas por difusão entre o sangue, células dos tecidos, linfa e líquido intersticial (mostrei uma figura parecida na aula).

Capítulo 18 – Sistema Respiratório: páginas 268, 269 e 270. SOMENTE os textos em destaque nos quadros (empuxo e mamíferos aquáticos, surfactantes nos pulmões e a vida nas alturas)

E, evidentemente, todas as atividades feitas no caderno: páginas 145, 226, 237, 265, 274, 281 e a atividade de cladograma da folha a parte.


Parece muito, então o mais importante é ter uma boa estratégia de estudo. Não deixe para a última hora, um pouco por dia é melhor do que tudo na véspera. Portanto, não despreze 10 ou 15 minutos de estudo, lembre-se que temos preguiça nos 5 primeiros minutos, depois disso a concentração faz com que continuemos a jornada. Há um livro disponível no Google books: Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais do autor Cláudio de Moura Castro. (mais um livro para ler? Professora sem noção!) É apenas uma dica, talvez não para agora, mas vocês ainda têm o terceiro ano e, quem sabe, a universidade. 

8 de novembro de 2015

Texto 5

Olá,
Depois de quase um mês sem atualizar, e ainda atrasada para postar o texto. Bom, vamos ao que interessa.
Acessem o link abaixo e imprimam o texto.

https://www.dropbox.com/s/62s9x2g9gad8coi/ponto_equilibrio.pdf?dl=0


Att


1 de outubro de 2015

13 de setembro de 2015

Roteiro de prova

Olá,
Um roteiro para ajudar (ou não) no estudo da prova. (Como assim?  Tem prova marcada? SIM!)

ROTEIRO PARA A PROVA DO REINO PLANTAE

Capítulo 6 Grupo de plantas e seu ciclo de vida
a) Estudo do cladograma com os principais grupos e relações filogenéticas (pág. 75 e caderno)
b) Briófitas: caracterização geral, exemplos, organização do corpo (pág 76) e importância (pág 78)
c) Pteridófitas: caracterização geral, exemplos organização geral do corpo (pág 79) e importância (pág 81)
d) Gimnospermas: caracterização geral, exemplos, organização geral do corpo (pág 82) e importância (pág 84)
e) Angiospermas: caracterização geral, organização geral do corpo (pág 85), ciclo de vida (pág 87), polinização (pág 88), importância e classificação (pág 90).

Capítulo 7 Estrutura das Angiospermas
Anatomia de Angiospermas: tecidos vegetais (meristemas, tecidos primários e secundários – pág 95, 96, 97, 99)
Morfologia de Angiospermas: raiz (pág 101), caules (pág 103, 104) folhas (pág 106)

Capítulo 8 Fisiologia das Angiospermas:
a) Transporte de seiva mineral e orgânica (pág 116, 117)
Transporte no xilema: Teoria coesão, tensão transpiração
Transporte no floema: Teoria do fluxo de massa:


 Reparem que não é tanto conteúdo assim, apesar de incluir 3 capítulos, tentei facilitar o máximo 
Att

5 de setembro de 2015

Reprodução Reino Plantae

Olá,
Alguns vídeos (em inglês) para entender uma pouco mais sobre a reprodução dos vegetais. Poderão ajudar na atividade.

Angiosperma:




Gimnosperma:





Pteridófitas:





Briófitas:



Espero que aproveitem.


10 de agosto de 2015

Reino Fungi

Olá,
Para aqueles que acham que eu não atualizo o blog....estão certos....
Mas na véspera da prova, posto um vídeo para se apaixonarem (e animarem em estudar) pelos fungos e pela natureza no geral. O início do vídeo mostra, acelerado, vários basidiomas se formando. Reparem na quantidade de formas e tamanho. Bem no final mostra o nosso próximo conteúdo: o maravilhoso Reino Plantae. Observem a quantidade de musgos e um estróbilo feminino (popularmente chamada de pinha) se abrindo para liberar as sementes.




Att

9 de junho de 2015

As aulas voltaram!

Olá,
Além da de assistirem aos vídeos sobre Protista, e a revisão das Bacterias e Archaea, deixo mais um roteiro, uma lista de exercícios e um cladograma (o cladograma dos eucariontes está um pouco diferente do ano passado, assim nem adianta pedir emprestado para o pessoal do terceiro ano). Providenciem para as próximas aulas. Ah, também postarei o texto 3. Temos muito trabalho pela frente.
att
Luciana

DOMÍNIO EUKARYA– REINO PROTISTA
OS EUCARIONTES

Roteiro e Revisão de estudos:

1. Ler o texto 3 e entender a origem da célula eucariótica.
Diversos eventos levaram à evolução das células eucarióticas modernas a partir de um ancestral procarioto. Provavelmente eventos primitivos incluem a perda da parede celular e a invaginação da membrana plasmática. Algumas organelas foram adquiridas por endossimbiose (mitocôndrias e cloroplastos). Diferentemente dos procariontes que possuem formas bastantes simples, com os organismos eucariontes surgiu uma grande variedade de formas (promovido pelo citoesqueleto), a reprodução sexuada (embora a reprodução assexuada continuou em alguns grupos), a morte celular programada, a multicelularidade e a exploração de ambientes terrestres.

2. Estudar o cladograma que mostra os clados (ramos) principais do Domínio Eukarya, isto é, as relações filogenéticas dos organismos formados por células eucarióticas. Este tipo de célula se originou por volta de 2,7 bilhões de anos atrás durante a mudança ambiental de aumento do O2 atmosférico causado por cianobactérias (lembram-se do texto 2?)
Observar que todos os clados numerados estão agrupados no Reino Protista, o que evidencia este se tratar de um reino de conveniência, ou seja, os grupos não possuem um único ancestral em comum (grupos parafiléticos).
Informalmente os protistas são divididos em:
a) Algas: uni ou pluricelular, autotróficas fotossintetizantes, parede celular variada (celulose, ágar, carragenina, sílica, carbonato de cálcio), de vida livre principalmente aquáticas ou em mutualismo (com fungos e animais).
b) Protozoários: unicelulares, heterotróficos (ingerem alimentos ou absorvem nutrientes do meio), sem parede celular, de vida livre (aquáticos ou solo úmido), parasitas ou em mutualismo (por exemplo, com cupins).
A classificação dos organismos considerados protozoários é um assunto que causa muitas controvérsias. Há algumas classificações mais antigas que separam os filos pela presença das estruturas de locomoção (cílios, flagelos, pseudópodes ou sem estrutura específica de locomoção). Entretanto, este é um critério arbitrário que não representa a filogenia (história evolutiva) destes organismos. Como a metodologia de nossas aulas é o entendimento da biodiversidade pela visão Evolutiva, isto é, o entendimento das relações de parentesco entre os organismos, vamos nos ater em entender o cladograma sem a preocupação excessiva em decorar se o clado representa um filo, classe, ordem etc. Evidentemente, também não há necessidade de decorar o cladograma, mas sim conseguir interpretá-lo (o que significa cada nó, cada ramificação, quais grupos estão mais relacionados, o que são grupos irmãos etc)
A preocupação com aprova é constante, infelizmente é uma realidade. Então fica combinado que na prova terá um cladograma para consulta ;)

3. Local de vida: a maioria dos protistas é aquática, vivem em ambientes marinhos, água doce (constituindo o plâncton), nos fluidos corporais de outros organismos, também em solos úmidos e as cascas caídas úmidas de árvores podres.

4. Reprodução nos Protista:
Ocorre tanto a assexuada como a sexuada.
a) Assexuada: fissão binária, fissão múltipla, brotamento, esporulação
b) Sexuada: os ciclos de reprodução sexuados são bastantes diversos e complexos, não será tratado aqui :P

5. Interesses nos Protistas:
a) Saúde: protozoários que causam doenças.
b) Alimentício: algas na alimentação, produtos retirados de algas.
c) Ecológicos: produção de O2 pelas algas planctônicas, maré vermelha, mutualismo com cupins.

d) Outros: fenômeno da bioluminescência.



DOMÍNIO EUKARYA– REINO PROTISTA
OS EUCARIONTES

Itens da pesquisa no livro texto e para completar o cladograma:

1. Identifique quais clados são considerados protozoários e quais são considerados algas.

2. Quais são os critérios utilizados para separar, informalmente, algas de protozoários?

3. Identifique e justifique qual é o grupo irmão:
a) dos vegetais;
b) dos animais.

4. Os fungos são mais relacionados aos animais ou vegetais?

5. Identifique no cladograma, descreva e dê exemplos de:
a) ciliados
b) flagelados
c) rizópodos ou sarcodíneos
d) apicomplexos

6. Descreva brevemente 3 doenças causadas por protozoários

7. Identifique no cladograma, descreva brevemente cada uma as algas abaixo: (critérios – tipo de parede celular, número de células, importância econômica, alimentar, outras que achar interessante)
a) eugleoides
b) dinofíceas (dinófitas ou dinoflagelados)
c) bacilariofíceas (bacilariófitas)
d) clorofíceas (clorófitas)
e) rodofíceas (rodófitas)
f) feofíceas (feófitas)

8. Escreva o que são bioluminescência e maré vermelha.




4 de junho de 2015

REVISÃO DOMÍNIOS BACTERIA E ARCHAEA

Olá,
Enquanto as aulas não voltam, vou postar um roteiro de estudo do Reino Monera. Na maioria das salas consegui terminar, faltou apenas o texto 2. Portanto, este conteúdo já está confirmado para a prova. Evidentemente que farei uma brevíssima revisão em sala, assim é bom ter este roteiro em mãos para acompanhar.
Posteriormente postarei um roteiro do próximo conteúdo para organizar a continuação dos estudos.
Até mais

REVISÃO: DOMÍNIOS BACTERIA E ARCHAEA – REINO MONERA
OS PROCARIONTES

Principais itens a serem estudados:

1. Cladograma e os conceitos de grupos monofiléticos, grupos parafiléticos, grupos polifiléticos e apomorfia.
2. Cladograma dos três domínios
3. Estrutura da célula procariótica e seus componentes: membrana celular, flagelo, ribossomo, material genético (DNA único, circular, não associado a proteínas), plasmídeos, parede celular.
A parede celular em bactérias é de peptideoglicano e em arqueas nunca é de peptideoglicano. As bactérias podem ser divididas em gram-positivas e gram-negativas (em relação a quantidade e disposição do peptideoglicano)
4. Cápsula: algumas bactérias possuem além da parede celular um envoltório externo denominado cápsula. Algumas vezes a cápsula envolve toda a colônia.
5. Relação do tipo de parede celular e cápsula com resistência a antibióticos
6. Formas bacterianas: bacilo, cocos, estreptococos, estafilococos, vibrião, espirilo.
7. Reprodução: assexuada por divisão binária
8. Formação de endósporos em condições ambientais adversas, por exemplo, falta de alimento, temperaturas não adequadas etc. Lembrem-se que estes endósporos são resistentes a muitos dos métodos de esterilização, como aumento da temperatura e outras substâncias. Ah, tem relação com a lata estufada que não devemos comprar no mercado. Tem uma charge postada, é uma dica de prova.
9. Recombinação gênica: transdução (I), conjugação (II) e transformação (III). (mais detalhes na página 36 do livro texto)

(tem a questão inteira sobre a figura)

10. Metabolismo energético muito variado: podem realizar fermentação, respiração anaeróbica, respiração aeróbica para produzir o ATP necessário a sobrevivência.
11. Modo de obtenção de compostos orgânicos: podem ser
            Autotróficos: fotossintetizantes (cianobactérias, sulfobactérias) ou quimiossintetizantes (a maioria são arqueas de mar profundo)
            Heterotróficos: decompositores, parasitas em mutualismos com outros organismos.
12. Archaea: conhece-se pouco da filogenia das arqueas, mas todas compartilham a ausência de peptideoglicano na parede celular e possuem lipídeos bem característicos na membrana celular. Geralmente vivem em locais considerados extremos.
Exemplos: halófitas do Mar Morto contém pigmentos de cor rosa, metanogênicas vivem em locais de pouco oxigênio e produzem metano, quimiossintetizantes vivendo nas chaminés negras.
13. Interesses nas bactérias:
a) Industrial: produção de queijos, iogurtes, vinagre, insulina, botox
b) Saúde: parasitas que causam doenças
c) Ecológicas: bactérias decompositoras de matéria orgânica e essenciais no ciclo do nitrogênio (bactérias fixadores de nitrogênio)


5 de maio de 2015

Domínio Eukarya - Reino Protista

Olá,
Seria o nosso próximo conteúdo. Aliás, eu não estou em greve e quem quiser ir ao Colégio estou a disposição. Vou postar este vídeo para que não percam o fio da meada.
Um marco na história evolutiva foi a origem das célula eucariótica, ocorreu após o aumento do gás oxigênio na atmosfera (lembrem-se do texto 2, já estudado em sala). O Domínio Eukarya inclui todos os organismos formados por células eucarióticas (protistas, fungos, vegetais e animais).
Mas quem são os protistas? No nosso estudo vamos incluir todos os protozoários e algas (sejam elas uni ou pluricelulares). Os vídeos são uma introdução sobre este assunto.




Att

1 de maio de 2015

Toxina botulínica

Olá,
Será que conseguem entender a ironia do quadrinho? Qual a relação com o que aprendemos em sala de aula?
"Não se preocupe, isto também aconteceu comigo, mas o botulismo me livrou das rugas"
tradução livre.

Bom fim de semana.


13 de abril de 2015

Mar profundo

Olá,
Este link é interessante pois vocês podem explorar o mar profundo e conhecer  mais deste ambiente pouco acessível. Tem bastante relação com o texto 2 e dará uma maior dimensão do que estudamos em sala.
Att



29 de março de 2015

Revisão Sistemática Filogenética

Olá,
Este é um vídeo longo (47 minutos), mas tem tudo e mais um pouco do que eu expliquei em sala sobre sistemática filogenética, cladograma, apomorfias etc.
Quem não entendeu ou apenas quer fazer uma revisão para a prova (ahhhhhh, tem prova? Sim!) aconselho veementemente a assistir ao vídeo. É muito bom, sem dúvidas.





Att

28 de março de 2015

Hora do Planeta

É hoje a Hora do Planeta, das 20:30 até às 21:00. Tentem fazer alguma ação para economizar energia elétrica. Quem fizer algo e deixar um comentário aqui no blog ganha um bombom da Tia Lu.
Att.

21 de março de 2015

22 de Março - Dia Mundial da Água


Este ano o tema do Dia Mundial da Água é: Água e Desenvolvimento Sustentável.


 Pensem em maneiras de economizar este recurso tão precioso

14 de março de 2015

Acabou a espera....início das aulas

Olá,
Um sentimento ambíguo em relação aos inícios das aulas, não é? É bom, mas dá uma preguiça...
Enfim, um vídeo para animar a estudar a Vida.




Desejo que 2015 seja um bom ano de estudos para todos nós.
Att


12 de março de 2015

Hora do Planeta 2015 - 28 de Março

Olá,
Como todo ano estou divulgando aqui no blog a Hora do Planeta. E se não conseguirem ficar uma hora com as luzes apagadas, escolham pelo menos uma ação em prol a esta campanha, qualquer coisa que os coloquem mais atentos às necessidades de uma vida com qualidade neste nosso planeta finito.

http://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/















5 de março de 2015

Enquanto as aulas não iniciam 3

Olá,
Não vamos perder tempo, sempre é bom ler. Aqui tem um texto bem interessante com o sugestivo título:"Por que eu tenho de aprender biologia?"
Att


27 de fevereiro de 2015

Enquanto as aulas não iniciam 2 - A espera do retorno...

Olá,
Adoro as tirinhas desse cartunista, educativo pra quem entende de ironia.

Um Sábado Qualquer

Ah, ele tem um canal no YouTube também: Quer que desenhe? Ótimo.


Assistam ao vídeo enquanto as aulas não se iniciam....
att