Páginas

19 de junho de 2011

Para os alunos que (ainda) não fizeram o relatório

Última chance para quem não fez o relatório da aula prática de fungo. Responder as questões e entregar até quarta-feira (22/06).
1. Desenhe, com legenda, um basidioma (corpo de frutificação de um basidiomicota) e o bolor negro do pão. Identifique a qual filo pertencem cada um e dê as características gerais desses filos.
2. Explique o que é brotamento, fermentação e o mode o de nutrição dos fungos.
3. Explique o ciclo de vida de um basidiomicota e de um zigomicota.

Não esqueçam de colocar nome, número e série.

4 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - 05 DE JUNHO

Este ano os dias comemorativos do ambiente insistem em ser no fim de semana ou em feriados, mas como das outras vezes, não posso deixar de chamar a atenção.
Abaixo deixo um trecho retirado do site:

Comemorado anualmente no dia 5 de junho desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente, também conhecido como WED, é o principal veículo pelo qual as Nações Unidas estimulam a conscientização ambiental no mundo todo.
O tema deste ano – Florestas: A Natureza a seu serviço – destaca a variedade de serviços de suporte à vida fornecidos pelas florestas e convida o mundo a tomar uma atitude para proteger esses recursos e percorrer um caminho rumo a uma economia verde.
Em 2011, a sede das celebrações globais do WED será a Índia, um país cujas florestas constituem mais de 20% da área geográfica terrestre. No site oficial, lançado hoje (19/05), é possível conhecer as medidas que a Índia está tomando para combater a degradação da terra e conservar os ecossistemas florestais críticos.

Visitem o site oficial, tem materiais complementares interessantes.
Att

 



25 de maio de 2011

Aula Prática Fungos - 2D

Esta é especial para o 2D. Os estagiários elaboraram um relatório com questões para serem entregue no dia 01/06 (quarta feira) na aula de biologia. Evidentemente vale nota (1,0).
Deixei uma cópia no xerox e uma aqui no blog.
Att

20 de maio de 2011

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE - 22 DE MAIO

Eu sei que é um domingo, mas como estamos estudando a biodiversidade não poderia deixar de lembrar. 
Bom, para quem pediu o nome científico das famosas trufas (o fungo, não o doce de chocolate) é Tuber aestivum (é um fungo micorrízico com carvalho e faia, possui um ascoma subterrâneo)
E para relembrar vírus, uma notícia de como – mais uma vez- o conhecimento científico aliado a tecnologia podem aumentam a qualidade e longevidade da vida humana. Fica a minha pergunta: com o conhecimento que vocês têm sobre vírus, como ele consegue detectar precisamente a célula cancerígena?
Bom fim de semana!

6 de maio de 2011

REINO FUNGI

Vamos em frente que atrás vem gente.....mal terminamos as provas e reavaliações e já tem mais uma atividade para quarta feira 11/05  (válida para o segundo trimestre) sobre os fungos.
Deixei a atividade no xerox e aqui no blog.
Prá quem não tiver nada o que fazer no feriado (professora mais sem noção...) também deixo um link sobre fungos.
http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2010/267/comer-pao-com-bolor-faz-mal-a-saude-torra-lo-neutraliza-o-possivel-efeito-malefico
Bom final de semana, aproveitem com responsabilidade.
Att