Páginas

8 de setembro de 2011

Terceiro Trimestre

Pois é, nenhuma folga. Já tem mais um trabalho (o primeiro do terceiro trimestre). Levar na próxima aula:


Algumas funções hepáticas
                1O fígado é o órgão mais volumoso do corpo humano e, também, o mais complexo. As células hepáticas que o constituem executam mais funções que todas as outras células do corpo. Ele produz a bile, armazena glicogênio, vitaminas e outras substâncias, sintetiza enzimas e substâncias importantes para a coagulação do sangue, remove substâncias tóxicas da corrente sanguínea, destrói hemácias velhas, tem papel importante na formação de novas hemácias e de certos anticorpos, além de outras funções.
                2O fígado secreta de 250 ml a 1000 ml de bile por dia. A secreção é contínua e vai sendo armazenada e concentrada na vesícula biliar, que se contrai para lançá-la no duodeno, após as refeições. A cor verde amarelada da bile é devida a bilirrubina, pigmento resultante da quebra da hemoglobina do sangue. Essa quebra é realizada não só pelas células do fígado mas também pelo baço e pela medula óssea. O ferro recuperado da hemoglobina é devolvido a corrente sanguínea e utilizado novamente na produção de mais hemoglobina, na medula vermelha dos ossos.
                3O fígado seleciona substâncias que chegam através da veia porta*, provenientes do intestino delgado, podendo liberá-las para sangue, armazená-las para o uso posterior ou retê-las para destruição e eliminação. Muito importante é a estocagem de glicose sob a forma de glicogênio. A proporção de 1g de glicose por litro de sangue deve ser mantida constante e o fígado ajuda a regular esses nível. Após refeições abundantes em carboidratos, ele armazena glicogênio. À medida que ocorre consumo de glicose nos tecidos, o glicogênio vai sendo desdobrado e a glicose liberada para a corrente sanguínea. Se houver excesso de glicose, o fígado converte-a em gordura, que é levada para os tecidos adiposos, localizados em várias regiões do corpo.
                4O fígado reduz a toxidez de restos nitrogenados. O grupo amina (NH2) dos aminoácidos e de outros restos nitrogenados é transformado em amônia (NH3). Não podendo ser acumulada, devido a sua toxidez, ela é transformada em ureia, menos tóxica, que vai ser eliminada pelos rins.
Biologia – Pezzi; Gowdak; Mattos volume 2, Edtora FTD, 2010, pag 280, 281
* uma veia porta é aquela que começa e termina por capilares.

Entendendo o texto:
1. No parágrafo 2 descreve a função do fígado relacionado com o sistema digestório. Qual é essa função?
2. No parágrafo 3 descreve a função do fígado relacionado com a manutenção da glicemia. Explique como o fígado mantém as taxas de glicose sanguínea adequada. Neste mesmo parágrafo há a explicação do porque comer doce em excesso engorda. Como isso ocorre?
3. A função descrita no parágrafo 4 está relacionada com qual sistema? Explique.
4. Qual é o sistema que interliga todas essas funções do fígado?

3 de setembro de 2011

BARATAS!!!

Desde o começo do ano venho chamando a atenção para a Biodiversidade e muitos alunos perguntam qual a função deste ou daquele organismo na natureza. Minha resposta padrão é que o fato de não sabermos a importância do organismo somente revela nossa ignorância, pois todo ser vivo que habita o planeta pertencem ao Ecossistema e, dessa forma, a alguma cadeia alimentar.
Um dos organismos mais rejeitados (até por mim...) também tem seu lugar no sol. Sigam o link e descubram a importância da barata.

 

2 de setembro de 2011

Provas e Reavaliações

Olá,
Foram-se as provas, chegam as reavaliações. 
Para os alunos que decidirem fazer a reavaliação do segundo trimestre, não esqueçam do livro e do caderno na próxima aula. 
Última chance, depois só em dezembro.(ou na pior das hipóteses, 2012 estará a disposição para fazerem o segundo ano novamente.)
Att

30 de agosto de 2011

Aula Prática Sistema Digestório 2C

Olá,
Este recado é específico para os alunos do 2C. Está postado (olhem nas páginas ao lado) e no xerox uma tabela que será utilizada na aula prática de 31/08. Não esqueçam de levar e tirar suas dúvidas para a prova do dia 01/09
Att

23 de agosto de 2011

PROVA SISTEMA DIGESTÓRIO

Para facilitar (ou não) segue um roteiro de estudo:
* Sobre o Reino animal (pág 266 até 275): caracterização do animal, os filos na ordem de evolução (pelo menos um exemplo de cada filo), simetria, celoma e importância da cefalização.
* Visão geral comparativa do sistema digestório (pág 279 e um pedacinho da 280): sistema digestório completo e incompleto, observem (comparem, analisem) as diferentes partes do tubo digestório de alguns animais nas figuras.
* Partindo do nosso trato gastrointestinal como estudo do sistema digestório de mamíferos, estudem a anatomia (partes e formas, pág 473 e 474) e a fisiologia (função e digestão de cada parte do trato gastrointestinal, pág 476, 477, 480 e 481)
* Lembrem-se dos diferentes tipos de dentes (relacionado com a dieta diferenciada, pág 459 e 460), do estômago de um ruminante, da diferença do comprimento do intestino de um carnívoro e um herbívoro, da função dos cecos gástricos. (pág 454 e 455)
* Estômago das aves (pág 450)
* Em relação ao sistema digestório dos outros filos aproveitem a atividade (também está postada) para o estudo

O estudo requer organização, vontade de aprender (querer saber mais sobre o mundo além do nosso cotidiano) e esforço, suor, lágrima, dúvidas. Estudar não é fácil, mas compensa. Pode não ter resultado imediato além da nota, entretanto a vida seleciona os mais capacitados.

13 de agosto de 2011

Sistema Digestório

Oi,
Finalmente uma postagem nova...
Este link possui um resumo excelente do que estamos vendo em sala de aula, inclusive a comparação entre os intestinos de um herbívoro e um carnívoro. Vale a pena conferir.





E este outro é a paródia sobre o Reino Animalia, cortesia das estagiárias Inaiara e Anelise do 2ºD


Bom feriado e até a próxima semana