Páginas

21 de dezembro de 2015

FELIZ NATAL

Olá,
Conseguimos! Foi um ano árduo, atípico, mas como tudo sempre tem um fim. Desejo um Natal maravilhoso (olha, Papai Noel não existe. Alguém tem tinha de dizer isso algum dia) e que as festas de Ano Novo sejam recheadas de esperanças e olhar no olho (com isso quero dizer para deixar o celular de lado um pouco). Para os que ainda encontrarei em fevereiro de 2016,  aproveitem para descansar e renovar as energias. Para os que não verei mais, um bom caminho pela frente.
Ah, e para não esquecerem com quem as aves compartilham um ancestral, vai um lembrete:


OBS.: lembrem-se que não podemos determinar quem é um ancestral direto, o nó no cladograma é sempre uma espécie hipotética. Assim, aves compartilham um ancestral com os dinossauros terópodes.

3 de dezembro de 2015

ROTEIRO DE ESTUDO PARA A PROVA

Olá, abaixo um pequeno roteiro de prova.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA A PROVA

Este roteiro é apenas um caminho, mas a aprendizagem duradoura depende de empenho, concentração e principalmente QUERER entender. Procurem compreender o que é um animal e quais estratégias ele usa para se manter vivo em seu ambiente, tentem estudar comparando as diversas formas e funções dos 9 grupos de animais dando ênfase aos cordatas.

Capítulo 9 – Introdução ao estudo dos animais: páginas 138, 139, 140 e 141. É uma visão geral dos animais e o estudo das relações filogenéticas (cladograma). Descreve brevemente todos os sistemas.

Capítulo 21 – Sistema Endócrino: páginas 290 e 291. Entender no geral o que é o sistema endócrino e sua função na integração das funções vitais. Da página 191 é apenas para entender a figura com a localização das principais glândulas do corpo humano.

Capítulo 20 – Sistema Nervoso: páginas 282, 283, 284, 285, 286 e 288. Neste capítulo não se percam em detalhes! Atentem-se para as partes do sistema nervoso e suas funções gerais, por exemplo o cerebelo tem relação com o equilíbrio e coordenação motora, o cérebro tem funções cognitivas superiores de emoção, pensamento abstrato, memória etc. Não é necessário saber os tipos de nervos, mas na página 286 é importante o item de funcionamento do sistema nervoso.

Capítulo 17 – Sistema Circulatório: página 263 e 264. Faça uma rápida comparação entre o sistema circulatório e o sistema linfático. Na página 264 entender a figura que mostra as trocas por difusão entre o sangue, células dos tecidos, linfa e líquido intersticial (mostrei uma figura parecida na aula).

Capítulo 18 – Sistema Respiratório: páginas 268, 269 e 270. SOMENTE os textos em destaque nos quadros (empuxo e mamíferos aquáticos, surfactantes nos pulmões e a vida nas alturas)

E, evidentemente, todas as atividades feitas no caderno: páginas 145, 226, 237, 265, 274, 281 e a atividade de cladograma da folha a parte.


Parece muito, então o mais importante é ter uma boa estratégia de estudo. Não deixe para a última hora, um pouco por dia é melhor do que tudo na véspera. Portanto, não despreze 10 ou 15 minutos de estudo, lembre-se que temos preguiça nos 5 primeiros minutos, depois disso a concentração faz com que continuemos a jornada. Há um livro disponível no Google books: Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais do autor Cláudio de Moura Castro. (mais um livro para ler? Professora sem noção!) É apenas uma dica, talvez não para agora, mas vocês ainda têm o terceiro ano e, quem sabe, a universidade.