Páginas

28 de fevereiro de 2014

Atividade Cladograma Segundos anos

Olá,
Para quem precisa do enunciado a atividade para refazer. Atenção, somente para aqueles que foi pedido a reestruturação individual.



Tema: Classificação biológica, e Evolução
Objetivo da atividade: construir um cladograma que mostre as relações evolutivas entre os organismos citados.
Observe o modelo abaixo como exemplo antes de construir o seu cladograma


Analisando o cladograma: repare na característica COLUNA VERTEBRAL: ela aparece nos quatro animais em questão, portanto dever ser posicionada como primeiro “passo”do cladograma, indicando que tartaruga, ornitorrinco, gambá e gato compartilham essa característica. A tartaruga, porém, não compartilha com os outros animais a presença de pelos e glândulas mamárias; essas duas características, exclusivas de mamíferos, devem ser posicionados depois do ramo evolutivo que deu origem à tartaruga. Dessa maneira, o cladograma é utilizado para representar hipóteses sobre o parentesco evolutivo entre seres vivos e indica a sequência do aparecimento de características derivadas ao longo do tempo.

Construa uma tabela semelhante ao do exemplo e um cladograma que represente as relações evolutivas entre esses seres vivos: tubarão, jabuti, tilápia, ser humano, sapo, coelho.
CARACTERÍSTICAS: crânio, tetrápode (quatro patas ou membros), âmnio, glândulas mamárias, polegar oposto, esqueleto ósseo.
DICA: Répteis, aves e mamíferos formam um grupo de vertebrados chamado de amniotas porque seus embriões desenvolvem-se dentro do âmnio. O âmnio é uma bolsa cheia de líquido (líquido amniótico) envolvendo o embrião (ou feto) e protegendo-o contra traumas e fatores físicos e biológicos provenientes do meio ambiente.
O ovo amniótico com casca podia ser enterrado em ninhos na terra, libertando assim os primeiros amniotas do ambiente aquático e tornando possível a conquista da terra pelos vertebrados.

9 de fevereiro de 2014

2014

Olá,
Mais um ano, mais uma vez estudar e jamais deixar de se surpreender com a beleza da vida....
Espero que este blog didático possa auxiliar nesta caminhada, ou talvez mais uma dura jornada, rumo ao conhecimento. Sempre, o mais importante é  a satisfação interna de simplesmente pensar: ah, eu sei isso!

Att