Páginas

1 de maio de 2013

PROVA E PROVAS



Conteúdo de prova 1º I

Este roteiro é apenas uma sugestão de estudo. É importante ler atentamente todas as páginas, anotações do caderno e textos complementares. Compreender um conteúdo requer reflexão e questionarem para si mesmo qual o objetivo da leitura.

- O que são proteínas (pág. 76). Não confundir proteína com vitamina, são substâncias diferentes com funções diferentes. Ambas são essenciais para o bom funcionamento do organismo, porém não escrever aleatoriamente como sinônimos.
- O que são aminoácidos (pág. 76 e 77). Estudar a estrutura química do aminoácido, entender que possuem uma parte igual em todos e um radical que diferencia os 20 aminoácidos proteicos.
- Estrutura primária, secundária, terciária e quaternária das proteínas (pág. 77 e 78). Entender a importância em manter a correta estrutura tridimensional das proteínas
- Desnaturação de proteínas (pág. 78). Quais são os fatores que desnaturam proteínas e que a desnaturação é irreversível.
- O que são enzimas ( Pág. 81). Em que local do organismo estão as enzimas?
- Nomenclatura das enzimas (pág. 81)
- Fatores que afetam a atividade enzimática (pág. 82). Estudem a figura 3.21
- O que são ácidos nucleicos (pág. 86). Diferenças entre o RNA e DNA.
- O que são nucleotídeos (pág. 87) Assim como uma sequência de centenas de aminoácidos forma proteínas (cadeias polipeptídicas) uma sequência de centenas de nucleotídeos forma os ácidos nucleicos (cadeias polinucleotídicas).
- A sequência de nucleotídeos do DNA contém (de forma codificada) a instrução para sintetizar todas as proteínas do organismo. Assim, se a sequência de nucleotídeos do DNA sofrer uma modificação (mutação) poderá haver mudança na sequência de aminoácidos na proteína. Essa alteração dos aminoácidos pode, consequentemente, alterar a estrutura da proteína afetando sua função.
- Em que local da célula estão os ácidos nucleicos (pág. 153)