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26 de setembro de 2011

Segunda Atividade do Terceiro Trimestre

Mais uma atividade de valor 0,5. O texto está na postagem sobre as Baratas (de novo!!!!). Abaixo segue as questões. Uma dica, as respostas não estão somente no texto, mas também devem ser pesquisadas no livro.


Entendendo o texto

1. No parágrafo 4 diz que as baratas possuem um sistema circulatório diferente. Explique como seria este sistema circulatório.
2. Explique o que é hemorragia e em qual tipo de sistema circulatório ocorre. Qual a relação com a pressão arterial?
3. Explique o sistema respiratório dos insetos citado no parágrafo 5.
4. Explique o termo “poiquilotérmicas” e diferencie com endotérmicos e ectotérmicos. Qual a relação com o gasto energético do animal?

25 de setembro de 2011

ROTEIRO DE ESTUDO SISTEMA CIRCULATÓRIO E RESPIRATÓRIO

Quem quiser estudar e não deixar tudo para a última hora, aproveite o roteiro de estudo da próxima prova (data ainda a confirmar)


Roteiro de estudo para prova de Sistema circulatório e respiratório comparado
Professora Luciana

* Visão geral dos sistemas circulatório e respiratório (páginas 280,281 e 282): transporte por difusão, sistema circulatório aberto e fechado. Respiração cutânea, branquial, pulmonar e traqueal.
* Filos Porifera, Cnidária, Platelmintes e Nemátoda não possuem sistema circulatório nem respiratório. O transporte de substâncias ocorre por difusão célula a célula, no caso de Nemátoda o líquido do pseudoceloma auxilia a difusão. A respiração é do tipo cutânea (páginas 327)
* Filo Molusca: circulatório aberto na maioria e fechado nos cefalópodes, hemolinfa com pigmentos respiratórios (hemocianina) (página 347 e 348). Sistema respiratório branquial nos aquáticos, pulmonar nos terrestres e cutânea em alguns terrestres (lesma) e aquáticos (página 348)
*Filo Anelida: circulatório fechado, com 4 a 5 pares de “corações” laterais (ao redor da moela), sangue com pigmento respiratório (hemoglobina). Respiração cutânea nos terrestres e branquial nos aquáticos. (página 355)
*Filo Artrópoda: circulatório aberto, em insetos e aracnídeos NÃO possuem pigmentos respiratório e, portanto, não transportam gases (O2 e CO2). Em crustáceos o pigmento respiratório é a hemocianina. Há três tipos de sistema respiratórios (branquial, traqueal e filotraqueal) (páginas 379 e 380)
*Filo Echinodermata: não possuem sistema circulatório. Respiração variada nos grupos (branquial, participação do sistema hidrovascular, papilas respiratórias, árvore respiratória) (páginas 404)
*Filo Cordata: Sistema Circulatório ou Carciovascular - introdução e funções (páginas 491 e 492); importâncias dos capilares (página 494, observar a figura 17.3); sistema linfático (página 495); circulação pulmonar e sistêmica (página 496); comparação entre os corações de peixes (página 432), anfíbios (página 438), répteis (página 441), aves (página 451) e mamíferos (493, figura 17.2)
Sistema Respiratório: introdução e função (página 512); trocas gasosas nos alvéolos (hematose) (páginas 516,517 e 518); peixes (página 430 e 431); anfíbios (página 437); répteis (página 441); aves (página 451).

Bom Estudo!

8 de setembro de 2011

Terceiro Trimestre

Pois é, nenhuma folga. Já tem mais um trabalho (o primeiro do terceiro trimestre). Levar na próxima aula:


Algumas funções hepáticas
                1O fígado é o órgão mais volumoso do corpo humano e, também, o mais complexo. As células hepáticas que o constituem executam mais funções que todas as outras células do corpo. Ele produz a bile, armazena glicogênio, vitaminas e outras substâncias, sintetiza enzimas e substâncias importantes para a coagulação do sangue, remove substâncias tóxicas da corrente sanguínea, destrói hemácias velhas, tem papel importante na formação de novas hemácias e de certos anticorpos, além de outras funções.
                2O fígado secreta de 250 ml a 1000 ml de bile por dia. A secreção é contínua e vai sendo armazenada e concentrada na vesícula biliar, que se contrai para lançá-la no duodeno, após as refeições. A cor verde amarelada da bile é devida a bilirrubina, pigmento resultante da quebra da hemoglobina do sangue. Essa quebra é realizada não só pelas células do fígado mas também pelo baço e pela medula óssea. O ferro recuperado da hemoglobina é devolvido a corrente sanguínea e utilizado novamente na produção de mais hemoglobina, na medula vermelha dos ossos.
                3O fígado seleciona substâncias que chegam através da veia porta*, provenientes do intestino delgado, podendo liberá-las para sangue, armazená-las para o uso posterior ou retê-las para destruição e eliminação. Muito importante é a estocagem de glicose sob a forma de glicogênio. A proporção de 1g de glicose por litro de sangue deve ser mantida constante e o fígado ajuda a regular esses nível. Após refeições abundantes em carboidratos, ele armazena glicogênio. À medida que ocorre consumo de glicose nos tecidos, o glicogênio vai sendo desdobrado e a glicose liberada para a corrente sanguínea. Se houver excesso de glicose, o fígado converte-a em gordura, que é levada para os tecidos adiposos, localizados em várias regiões do corpo.
                4O fígado reduz a toxidez de restos nitrogenados. O grupo amina (NH2) dos aminoácidos e de outros restos nitrogenados é transformado em amônia (NH3). Não podendo ser acumulada, devido a sua toxidez, ela é transformada em ureia, menos tóxica, que vai ser eliminada pelos rins.
Biologia – Pezzi; Gowdak; Mattos volume 2, Edtora FTD, 2010, pag 280, 281
* uma veia porta é aquela que começa e termina por capilares.

Entendendo o texto:
1. No parágrafo 2 descreve a função do fígado relacionado com o sistema digestório. Qual é essa função?
2. No parágrafo 3 descreve a função do fígado relacionado com a manutenção da glicemia. Explique como o fígado mantém as taxas de glicose sanguínea adequada. Neste mesmo parágrafo há a explicação do porque comer doce em excesso engorda. Como isso ocorre?
3. A função descrita no parágrafo 4 está relacionada com qual sistema? Explique.
4. Qual é o sistema que interliga todas essas funções do fígado?

3 de setembro de 2011

BARATAS!!!

Desde o começo do ano venho chamando a atenção para a Biodiversidade e muitos alunos perguntam qual a função deste ou daquele organismo na natureza. Minha resposta padrão é que o fato de não sabermos a importância do organismo somente revela nossa ignorância, pois todo ser vivo que habita o planeta pertencem ao Ecossistema e, dessa forma, a alguma cadeia alimentar.
Um dos organismos mais rejeitados (até por mim...) também tem seu lugar no sol. Sigam o link e descubram a importância da barata.

 

2 de setembro de 2011

Provas e Reavaliações

Olá,
Foram-se as provas, chegam as reavaliações. 
Para os alunos que decidirem fazer a reavaliação do segundo trimestre, não esqueçam do livro e do caderno na próxima aula. 
Última chance, depois só em dezembro.(ou na pior das hipóteses, 2012 estará a disposição para fazerem o segundo ano novamente.)
Att