Páginas

30 de agosto de 2011

Aula Prática Sistema Digestório 2C

Olá,
Este recado é específico para os alunos do 2C. Está postado (olhem nas páginas ao lado) e no xerox uma tabela que será utilizada na aula prática de 31/08. Não esqueçam de levar e tirar suas dúvidas para a prova do dia 01/09
Att

23 de agosto de 2011

PROVA SISTEMA DIGESTÓRIO

Para facilitar (ou não) segue um roteiro de estudo:
* Sobre o Reino animal (pág 266 até 275): caracterização do animal, os filos na ordem de evolução (pelo menos um exemplo de cada filo), simetria, celoma e importância da cefalização.
* Visão geral comparativa do sistema digestório (pág 279 e um pedacinho da 280): sistema digestório completo e incompleto, observem (comparem, analisem) as diferentes partes do tubo digestório de alguns animais nas figuras.
* Partindo do nosso trato gastrointestinal como estudo do sistema digestório de mamíferos, estudem a anatomia (partes e formas, pág 473 e 474) e a fisiologia (função e digestão de cada parte do trato gastrointestinal, pág 476, 477, 480 e 481)
* Lembrem-se dos diferentes tipos de dentes (relacionado com a dieta diferenciada, pág 459 e 460), do estômago de um ruminante, da diferença do comprimento do intestino de um carnívoro e um herbívoro, da função dos cecos gástricos. (pág 454 e 455)
* Estômago das aves (pág 450)
* Em relação ao sistema digestório dos outros filos aproveitem a atividade (também está postada) para o estudo

O estudo requer organização, vontade de aprender (querer saber mais sobre o mundo além do nosso cotidiano) e esforço, suor, lágrima, dúvidas. Estudar não é fácil, mas compensa. Pode não ter resultado imediato além da nota, entretanto a vida seleciona os mais capacitados.

13 de agosto de 2011

Sistema Digestório

Oi,
Finalmente uma postagem nova...
Este link possui um resumo excelente do que estamos vendo em sala de aula, inclusive a comparação entre os intestinos de um herbívoro e um carnívoro. Vale a pena conferir.





E este outro é a paródia sobre o Reino Animalia, cortesia das estagiárias Inaiara e Anelise do 2ºD


Bom feriado e até a próxima semana